CFOP 6107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte

Entendendo o CFOP 6107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte

CFOP 6107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte

Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados no estabelecimento, destinadas a não contribuintes. Quaisquer operações de venda destinadas a não contribuintes deverão ser classificadas neste código.

 

Emissão de nota fiscal para fora do estado do emitente CFOP 5107

 

Para notas fota do estado do emitente deverá utilizar o CFOP 5107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte.

 

Venda de produção do estabelecimento destinada a não contribuintes

 

Neste texto, iremos detalhar o CFOP 6107, que se refere à venda de produção do estabelecimento destinada a não contribuintes. Esse código é utilizado para classificar as vendas de produtos industrializados no estabelecimento, destinadas a pessoas ou empresas não contribuintes do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). Além disso, também se aplica às vendas de produtos produzidos por estabelecimentos de produtores rurais.

 

Classificação e abrangência

 

O CFOP 6107 é utilizado para qualquer operação de venda destinada a não contribuintes. Isso significa que todas as transações de venda de produtos industrializados ou produzidos por estabelecimentos de produtores rurais, direcionadas a pessoas ou empresas não contribuintes do ICMS, devem ser classificadas com esse código.

 

Emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) de Venda Interestadual:

 

No caso específico de uma venda interestadual de mercadorias produzidas pelo próprio estabelecimento, destinadas a clientes não contribuintes do ICMS, é necessário emitir uma NF-e. Nessa situação, é importante observar que o valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deve estar incluso na Base de Cálculo do ICMS.

 

Alíquotas de ICMS

 

A alíquota do ICMS a ser aplicada nessa situação varia de acordo com o estado de origem da mercadoria. No estado de São Paulo (SP), Paraná (PR) e Minas Gerais (MG), a alíquota é de 18%. No Rio de Janeiro (RJ), a alíquota é de 19%. Para os demais estados, a alíquota é de 17%. É fundamental considerar essas alíquotas ao preencher o XML da NF-e.

 

Detalhes da emissão

 

Ao emitir a NF-e com o CFOP 6107, é necessário informar alguns dados específicos. Primeiramente, deve-se preencher o campo CRT (Código de Regime Tributário) com o valor 3, indicando o regime normal. Em seguida, é importante considerar a Origem da Mercadoria, que, no exemplo utilizado, é nacional, sendo representada pelo código 0.

 

Para o campo CST ICMS (Código de Situação Tributária do ICMS), deve-se utilizar o código 00, indicando que a operação está tributada integralmente. Já o CST IPI (Código de Situação Tributária do IPI) deve ser preenchido com o código 50, indicando que se trata de uma saída tributada.

 

Quanto ao CST do PIS/COFINS (Código de Situação Tributária do PIS/COFINS), deve-se utilizar o código 01, indicando que a operação está sujeita à tributação pela alíquota básica.


Edson Souza

Escrito por:

Edson Souza

Sou um apaixonado programador PHP, especializado em desenvolvimento web, com expertise em análise de suporte técnico e implantação de soluções robustas.


Perguntas mais comuns - CFOP 6107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte


Código 6107 - Venda de produção do estabelecimento para consumidores não obrigados ao pagamento de impostos. Este código se aplica às vendas de produtos industrializados ou produzidos por estabelecimentos de produtores rurais, destinadas a consumidores que não são obrigados a pagar impostos.

Os CFOPs 6.107/6.108 são utilizados para vendas diretas a consumidores não contribuintes, ou seja, aqueles que não possuem inscrição estadual. No entanto, caso a empresa possua inscrição estadual, seja em São Paulo ou em outro estado, deverá utilizar os CFOPs apropriados para venda ou revenda. Esses CFOPs são designados de acordo com as normas fiscais e regulamentações aplicáveis.


Você pode ser interessar também